quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tempo

O que é o tempo?

Tempo é simplesmente algo que existe, mas não pode ser tocado.

Quem controla o tempo?

Ninguém controla o tempo, mas ao mesmo tempo todos controlam o tempo. Cada um controla o seu tempo, mas ninguém tem tempo porque o tempo não é de ninguém.

Está sem tempo?

Claro que sim. E claro que não.

Como é o seu tempo?

É o mesmo que todos, o que muda é a percepção que cada um tem do "seu" tempo.

O passado existe?

Sim e não. Como saber se o que aprendemos nas aulas de história foi verdade ou não? Ninguém nunca soube da verdade de todos os fatos ocorridos a muito tempo.

E o futuro?

Sim e não, também. O futuro não é algo que está lá nos esperando, já formado. Mas sim algo que criaremos nós mesmos com base no presente.

E uma viagem até o passado?

Se fosse possível, seria bizarro. Porque se você volta para o passado, meio que não existe um futuro para "voltar" depois. Porque se nós criamos o futuro, como que no passado poderíamos ter alguém visitando-nos do futuro? Passado é passado. Exatamente como futuro é futuro. Acredito que se uma pessoa voltasse ao passado, ninguém no futuro existiria. Por mais simples que fossem as mudanças que seu "eu presente" faria no tempo do seu "eu passado", muitas pessoas iam ser afetadas. Pelo simples fato de ver uma pessoa na rua, atendê-la em um restaurante, conversar com alguém em alguma fila, as pessoas "do futuro" ficariam confusas, então imagine só se a mudança fosse grande?

Nunca deixe para fazer amanhã o que se pode fazer hoje. O que essa frase significa?

Para mim é sem sentido algum. Por exemplo, você pode fazer coisas hoje, mas não querer fazê-las. Explicando melhor: você pode se matar hoje, mas você pode não querer. Então a frase tem certos "erros", dependendo do ponto de vista.

Tempo. Cada um tem o seu mas ninguém de fato tem. Cada um administra o seu de um jeito diferente, percebe de um jeito diferente, programa de um jeito diferente. Qual as suas conclusões sobre o tempo?

2 comentários:

  1. Tempo, tempo, tempo, tempo... Me lembrou até uma música. Muito legal! Você camuflou diretamente várias idéias em um só lugar. Sua "barroca"! Adorei. =D

    ResponderExcluir